Uma das dificuldades de quem faz a gestão de frota é a escolha do período correto para renovar ou substituir os veículos por modelos mais novos. Essa dificuldade é originada por muitos fatores, como a quilometragem rodada, desvalorização do modelo, desgastes da operação, custos com a manutenção e abastecimento e muitos outros pontos, por isso separamos algumas dicas para te orientar nesse processo.
Quando falamos de veículos novos, não podemos nos preocupar com a desvalorização de curto prazo, como patrimônio o carro perde um pouco de seu valor a cada ano, principalmente nos dois primeiros, mas após esse período o valor tende a diminuir em um ritmo menos acelerado, o que faz a troca frequente gerar prejuízo a você e a sua empresa.
Mas como saber a hora certa? Segue abaixo algumas dicas.
Analise quanto tempo a sua frota está disponível para ser utilizada, pois quanto mais velhos, maiores as chances de ser deixado na mão e isso não são meros detalhes, pois certamente a sua empresa necessita que os veículos estejam seguros, eficientes e de prontidão para atender seu cliente.
Qual o seu custo com peças para reposição? São fáceis de ser encontradas? São algumas perguntas importantes a ser respondida, pois o valor desses componentes estará subindo junto com o valor do seguro, enquanto o valor do veículo estará desvalorizando.
O melhor termômetro para renovação de sua frota é a verificação entre o valor gasto com a manutenção e a cotação atualizada do próprio carro na tabela FIPE, agora para saber o quanto gasta em média com o veículo, realize a soma dos custos em manutenção dos últimos 6 meses e multiplique por 2, caso o valor anual seja maior do que 15% do preço médio do veículo, é hora de passar o carro para adiante.
Fazer o controle de sua frota não é tarefa simples, estamos falando de diversos componentes e fatores externos que podem influenciar, por isso desenvolvemos um software para gestão de frota, que de forma simples apresenta a você e sua empresa os custos com manutenção, a disponibilidade do veículo, a necessidades de peças para reposição e um controle sobre as compras e vendas dos veículos, facilitando na decisão da melhor hora de comprar ou vender.
Esperamos que esse artigo tenha sido útil, leia também: 5 Benefícios de Realizar a Manutenção Preventiva da Frota
A função do software logístico vai muito além de auxiliar no controle da frota, no administrativo ou na entrega. Ele auxilia a empresa a enfrentar a pior fase [...]
Você sabia que a maior parte das empresas jogam for milhares de reais todos os meses? Infelizmente, isso é algo que acontece por não ter um controle de frota eficiente. [...]
Uma das dificuldades de quem faz a gestão de frota é a escolha do período correto para renovar ou substituir os veículos por modelos mais novos. Essa dificuldade é originada [...]
REUNIMOS NESSE E-BOOK A ESTRATÉGIA UTILIZADA PELOS MAIORES GESTORES DE FROTA