Já citamos em outros artigos que a forma de condução do veículo impacta diretamente no estado dele, uma condução mais responsável gera menos danos aos componentes e reduz futuros gastos com manutenções.
A forma que o motorista conduz pode gerar prejuízos à carroceria do veículo, o que resulta na necessidade de trocar peças sem planejamento prévio ou até mesmo deixar o veículo temporariamente sem uso no mecânico, o que exigirá a ativação de outro para compensar o trabalho.
Para entender mais, leia nosso artigo no qual falamos sobre possíveis prejuízos de realizar a manutenção corretiva.
Alguns exemplos de práticas que trazem danos ao veículo:
*Pé em repouso no pedal da embreagem
*Ficar constantemente na reserva
* Passar de marcha-atrás para primeira rapidamente
* Acelerar a frio em viagens curtas
* Excesso de peso
Um método eficiente de controlar melhor a condução dos seus veículos é criar perfis dos condutores. Dessa forma, o gestor terá registros sobre má condução e eventos que aconteceram durante o trabalho de determinado motorista, como avarias, multas, o tempo que levou.
Os dados de cada perfil ajudarão a elaborar sistemas de notas e ranqueamento, até mesmo para poder recompensar os melhores motoristas.
E se o gestor utilizar um sistema de telemetria que coloca todas as informações de status do veículo, os perfis ainda poderão conter dados como faixar de RPM, tempo de veículo parado com motor ligado, freadas, excesso de velocidade etc.
Como citado no último tópico, tendo os perfis dos condutores traçados, você poderá ranqueá-los a partir de um sistema de notas conforme a eficiência que demonstrarem.
Nesse ranqueamento será visível quais motoristas que dirigem da melhor forma e que poderão ser utilizados mais vezes, até mesmo sendo mais recompensados como forma de reconhecimento e incentivo para continuarem assim.
Já os motoristas que ficarem mais abaixo e apresentarem mais ocorrências negativas com má condução serão menos cotados, podendo ir para uma “reeducação” promovida pela empresa para que estejam qualificados a conduzir veículos da sua frota. Profissionais qualificados e que entendem o processo como um todo, rendem muito mais para a equipe.
Manter o controle de tudo o que citamos não é simples se feito manualmente. Por isso, cogite adquirir um sistema de rastreamento e telemetria veicular que coleta as informações em tempo real do veículo em funcionamento e permite que você as analise, além de outras funções como a criação de cercas virtuais, bloqueio remoto do veículo, relatórios gerais, etc.
Você pode se interessar em ler:
Você sabia que a maior parte das empresas jogam for milhares de reais todos os meses? Infelizmente, isso é algo que acontece por não ter um controle de frota eficiente. [...]
Escrevemos há alguns dias dicas de como diminuir o custo com pneus, e devido à grande aceitação de nossos clientes e a ajuda que o material proporcionou , decidimos nos direcionar para outro problema [...]
Uma das grandes dificuldades para qualquer gestor de frota é a redução de seus vários custos, e entre os principais estão os pneus, classificado como o terceiro maior gasto [...]
REUNIMOS NESSE E-BOOK A ESTRATÉGIA UTILIZADA PELOS MAIORES GESTORES DE FROTA