banner-como-diminuir-custos-pneus

Como Diminuir os Custos com Pneus na sua Frota?

Uma das grandes dificuldades para qualquer gestor de frota é a redução de seus vários custos, e entre os principais estão os pneus, classificado como o terceiro maior gasto das empresas frotistas, atrás apenas do combustível e manutenção.

 

Como peça importante para transporte rodoviário e até o momento insubstituível a única forma de diminuir essas despesas é aumentando sua vida útil, mas esta depende de vários fatores como a qualidade do produto, das características dos trechos percorridos, conduta do motorista e principalmente a gestão e manutenção correta.

 

A consultora Silmara Oliveira, atuante na implantação do Software de Controle de Frota da SIALOG elaborou algumas dicas que são passadas aos nossos clientes e parceiros, para o aumento de seus lucros.

 

Pressão dos pneus

 

 A pressão de ar é um fator primordial na vida de um pneu. É o que mais afeta o desgaste do pneu e, consequentemente, reduz sua vida útil. Orientações:

 

* Checar a pressão dos pneus, incluindo o estepe uma vez na semana e sempre com os pneus frios com o máximo de 04 km rodado;

 

* Utilizar a pressão de ar conforme com a orientação do fabricante e em caso de veículos pesados, utilizar a pressão de ar relacionada à carga e velocidade do veículo;

 

* Todas as vezes que verificar as pressões, examinar as condições das válvulas e suas tampas;

 

* Não rodar com a pressão abaixo do orientado, pois o pneu terá sua área de contato com o solo alterado, provocando desgaste acelerado e irregular da banda na área dos ombros, além de causar superaquecimento, quebras e separações dos componentes da estrutura;

 

* Não rodar com a pressão acima do orientado, o excesso de pressão também altera a área de contato da banda de rodagem com o solo o que proporciona um desgaste acelerado, mas no centro da banda de rodagem, encurtando a vida útil do pneu, além de aumentar as probabilidades a cortes e impactos;

 

* Calibrar de forma uniforme todos os pneus, pois a má calibragem dos pneus danifica o veículo, gerando ruídos, trepidação e aumento no consumo de combustível.

 

Rodízio de pneus

 

Rodízio entre o jogo dianteiro e traseiro, juntamente com o alinhamento e balanceamento do veículo evita a sobrecarga e garante um desgaste mais uniforme dos pneus.

 

* Realizar o rodízio a cada 5.000 km, pois o mesmo irá compensar as diferenças de desgastes, o que garante o aumento de quilometragem a ser rodado;

 

* Seguir sempre o sentido de rotação, quando este for indicado nos pneus;

 

* Para caminhões e ônibus, no rodízio devem ser respeitadas as regras estipuladas na legislação, ressaltando que pneus reformados e pneus desenhos diferentes não podem ser instalados no eixo dianteiro do veículo.

 

* Sempre utilizar o estepe no rodizio.

 

Armazenamento

 

A armazenagem muitas das vezes é ignorada, mas é de crucial importância para empresas que a possuem pneus parados, pois um mau armazenamento pode gerar danificação ou outros empecilhos.

 

* Guardar os pneus em local seco e livre de matérias químicas.

 

* Limpar e cobrir a fim de evitar o acúmulo de água e a proliferação de insetos.

 

* A armazenagem por períodos superiores a 4 semanas deve ser feita na posição vertical, em prateleiras com altura mínimas de 10 cm do solo.

 

* Veículos que permaneçam parados por longo período devem ser suspensos por cavaletes, para evitar deformações nos pneus.

 

Condução

 

Os hábitos e costumes de cada motorista têm grande influência no desgaste e na durabilidade dos pneus nos veículos, como:

 

* Evitar buracos e obstáculos. Os impactos e atritos podem causar avarias irreversíveis aos pneus;

 

* Dirigir em alta velocidade causa o flexionamento excessivo da carcaça e superaquecimento dos pneus, acelerando seu desgaste;

 

* Não fazer curvas em alta velocidade. Essa situação força o arraste dos pneus e causa um desgaste mais na área do ombro;

 

* Evitar freadas ou arrancadas bruscas. Essa prática favorece o desgaste irregular e acelerado da banda de rodagem.

 

Características físicas dos pneus 

 

Algo importante é analisar se os pneus não estão com nenhum defeito ou se os mesmo já estão fora de sua capacidade de uso, alguns pontos a serem analisados são:

 

* Trocar o pneu imediatamente com o surgimento de bolhas ou deformações, independente da profundidade dos sulcos. Esses defeitos são sinais de que o pneu está estruturalmente comprometido e pode causar um acidente.

 

* Não se locomover com o pneu careca, pois os mesmos diminuem ou impossibilita a frenagem correta, não seguram o carro nas curvas e, proporciona maiores riscos de aquaplanagem, além de a resistência do pneu para impactos ou objetos perfurantes serem reduzidos ou anulados.

 

Software para o controle de pneus

 

Olhando de forma superficial parece fácil aplicar essas dicas ao dia-a-dia de uma empresa, mas esse cenário não é tão simples, pois estamos falando de dezenas, centenas e até milhares de pneus a serem administrados de forma constante, por isso a SIALOG possui um módulo especifico para a gestão de pneus em seu software de controle de frota que auxilia de forma automática nos seguintes pontos:

 

* Envio de alerta sobre a necessidade de aferir pressão, rodizio ou troca dos pneus.

 

* Rastreabilidade dos pneus, mostrando todo o seu histórico, atual posição e inibindo extravios ou ações mal intencionadas.

 

* Avalia a melhor marca, modelo e desenho para cada operação.

 

* Avalia o custo por km rodado, veiculo, trajeto e motorista.

 

E muito outros pontos. Confira agora mesmo nossa solução.

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Aprenda a criar um plano de manutenção e para de perder dinheiro com sua frota
Gratuito

Você pode se interessar em ler:

10 Dicas Para Economizar e ter o Melhor Controle de Frota

Uma das dificuldades de quem faz a gestão de frota é a escolha do período correto para renovar ou substituir os veículos por modelos mais novos. Essa dificuldade é originada [...]

Como a Manutenção Pode Auxiliar no Controle de Frota?

Você, como empreendedor e administrador, já calculou o quanto sua empresa gasta com a manutenção de veículos? E de como isso afeta diretamente o controle de frota? [...]

Gestão de Frota Para Vencer o Desperdício

Existem diversos fatores que geram custo para qualquer empresa ou indústria, e um dos mais alarmantes é a logística, principalmente quando esta é realizada através [...]

E-book manutenção de frota

COMO MONTAR UM PLANO DE MANUTENÇÃO DE FROTA

REUNIMOS NESSE E-BOOK A ESTRATÉGIA UTILIZADA PELOS MAIORES GESTORES DE FROTA