transportador-crise-otimismo-para-2017

Transportador Sente Crise, mas há Otimismo Moderado Para 2017

CNT divulga Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador 2016

 

A Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador 2016, realizada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), mostra que a crise na economia do Brasil tem impactado fortemente o setor de transporte. A maioria das empresas (60,1%) teve diminuição de receita bruta em 2016, e 58,8% precisaram reduzir o número total de viagens. Para para 74,6%, houve aumento do custo operacional.

 

Foram entrevistados 795 transportadores de todo o país, que atuam nos diferentes modais (rodoviário, ferroviário de cargas, metroferroviário, urbano de passageiros por ônibus, aquaviário e aéreo).

 

A maioria deles (90,7%) considera que a crise política também os afetou negativamente. Pelo menos 37,4% das empresas do setor reduziram o número de veículos em operação em 2016. Esse cenário refletiu na retenção de mão de obra. De dezembro de 2015 a setembro de 2016, foram demitidos 52.444 trabalhadores no setor. Somente nos últimos seis meses, 58,1% das empresas brasileiras de transporte tiveram de reduzir o quadro de funcionários devido à situação econômica do país.

 

Para 2017, 47,7% dos empresários esperam obter receita bruta maior e 48,8% confiam que haverá melhor desempenho da atividade econômica. O levantamento da CNT aponta que 53,5% dos transportadores aumentaram a confiança na gestão econômica do governo federal e 60,5% concordam com as medidas fiscais anunciadas. A Sondagem mostra também que 49,3% dos empresários acreditam que a retomada do crescimento na economia do país só será percebida em 2018. Para 23,6%, essa percepção ocorrerá em 2017.

 

“A crise econômica tem causado impacto negativo no setor de transporte. Acreditamos em um novo momento, com esse novo governo, que está fazendo o ajuste fiscal necessário e fortes investimentos em infraestrutura de transporte”, afirma o presidente da CNT, Clésio Andrade.

 

Conforme a Sondagem, a maioria dos entrevistados (83,5%) apoia a participação de investidores internacionais nas novas concessões da área de transporte. A CNT tem trabalhado fortemente com seus escritórios na China e na Alemanha para atrair investimentos estrangeiros para obras de infraestrutura de transporte no Brasil.

 

Principais dados dos modais

RODOVIÁRIO

 

* 77,5% revelam que tiveram aumento do custo operacional em razão da retomada da cobrança da Cide-combustíveis

* Apenas 7,6% da arrecadação da Cide-combustíveis foi convertida em investimentos federais desde 2015

* 48,5% das empresas de transporte rodoviário de cargas registram aumento da quantidade de roubos

 

AQUAVIÁRIO

 

* 36,7% das empresas de navegação avaliam que o porto sem papel não foi capaz de reduzir significativamente a burocracia

* Para empresas de navegação interior, o derrocamento do Pedral do Lourenço aumentará a participação da navegação na movimentação da produção nacional (75,0%)

* Empresas de navegação marítima esperam por manutenção do nível dos investimentos privados nos portos (73,2%) e, também, da condição da infraestrutura (73,1%).

 

Fonte: Agência CNT de Notícias (matéria editada)

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Aprenda a criar um plano de manutenção e para de perder dinheiro com sua frota
Gratuito

Você pode se interessar em ler:

Como escolher um software de gestão de frota

Há alguns critérios que devem ser analisados ao adquirir um software de gestão de frota, como rapidez, segurança e fácil integração [...]

Quando Investir em Gestão de Frota?

Se você fica insatisfeito com alguns problemas da sua operação é um sinal de que as coisas não vão bem e talvez precisa investir em gestão de frota. [...]

Gestão de Frota Para Vencer o Desperdício

Existem diversos fatores que geram custo para qualquer empresa ou indústria, e um dos mais alarmantes é a logística, principalmente quando esta é realizada através [...]

E-book manutenção de frota

COMO MONTAR UM PLANO DE MANUTENÇÃO DE FROTA

REUNIMOS NESSE E-BOOK A ESTRATÉGIA UTILIZADA PELOS MAIORES GESTORES DE FROTA