Empresa Brasileira líder no transporte de cargas secas, a granel, solta e de projetos, na região da costa leste da América do Sul operando desde 1963, a Cia. de Navegação Norsul (NORSUL) é uma das empresas líderes de navegação privada no Brasil. A Norsul se especializou no transporte de granéis, neo-granéis e carga geral de projetos tanto na Cabotagem quanto no Longo Curso.
Atualmente a Companhia controla e opera, comercialmente e tecnicamente, cerca de 30 embarcações entre próprias e afretadas.
Buscando atender as exigências legais a empresa adquiriu a solução para modal aquaviário da empresa SIALOG Software Solution empresa líder no segmento e no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor de transportes e logística, o módulo visa atender a obrigatoriedade da emissão do documento eletrônico CT-e que, a partir de 01 de março de 2013, em conformidade ao ajuste SINIEF 18/2011, obrigou todas as empresas atuantes no transporte aquaviário de cargas (cabotagem) a aderir à emissão do Conhecimento de Transporte de Cargas Eletrônico – CT-e, em substituição ao antigo Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas – CTAC.
De acordo com Fabio Ribeiro, Superintendente de Gestão e Processos da Norsul, a empresa tem em seus princípios atender todas as exigências legais e oferecer um serviço de qualidade aos seus parceiros.
“O cumprimento das obrigações legais e qualidade de nossos serviços são princípios básicos de nossa empresa. Escolhemos o SIALOG Aquaviário por que nos proporcionou o cumprimento destes, além de outras vantagens como integração com outros sistemas como a auditoria eletrônica e mensageria em uma interface de fácil manuseio. Outro fator dos mais importantes é o suporte que é nos proporcionado 24 horas por dia e 07 dias por semana” conclui Ribeiro.
Paulo Frollini Picello, Diretor Comercial da SIALOG diz que a solução SIALOG-Aquaviário consiste em gerenciar e agilizar todo o processo na geração e emissão do CT-e para o modal aquaviário, além de estar totalmente integrado a ferramentas onde é possível realizar o cadastro dos participantes no SIALOG-TMS ou saneamento do cadastro existente consultando bases publicas de forma automática.
Também é possível consultar o XML da NF-e de embarque agilizando a geração do CT-e e diminuindo a possibilidade de erros de digitação do documento e para completar o processo antes do envio do CT-e para ser autorizado na SEFAZ o mesmo passa pelo AD-e (auditor de Documentos Eletrônicos), que realiza inúmeras validações ficais e tributárias minimizando assim o envio de informações equivocadas.” Explica o executivo.
Podemos conceituar o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) como sendo um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente [...]
De proporções continentais, o Brasil necessita de operações logísticas complexas e de diversos modais de transporte, entre os quais o aquaviário. [...]
Desde julho de 2014 as empresas que atuam no modal rodoviário, não optante pelo simples Nacional, assim como, para o modal aquaviário, estão obrigadas a emitir [...]
REUNIMOS NESSE E-BOOK A ESTRATÉGIA UTILIZADA PELOS MAIORES GESTORES DE FROTA