Dando continuidade à série de matérias sobre o gerenciamento de projetos, falaremos sobre o gerenciamento de recursos humanos, um processo extremamente fundamental, afinal, é nele que são definidos e gerenciados os profissionais que trabalharão nas etapas do projeto.
Nessa área de conhecimento, ainda, serão delegadas as funções, responsabilidades e hierarquia dos componentes da equipe, além da promoção da interação dos membros, obtenção de feedbacks, acompanhamento do desempenho, resolução de problemas e coordenação das mudanças.
Vale lembrar que o tipo e o número de profissionais que compõem o pessoal do projeto podem variar durante o desenvolvimento do projeto, atendendo necessidades ou demandas que surgirem.
Nessa etapa, o gerente de projetos possui extrema responsabilidade, uma vez que ele deverá trabalhar com as habilidades e competências do grupo, orientá-lo e desenvolver um trabalho que identifique fatores que podem impactar o projeto.
Para auxiliá-lo nesse trabalho, o gerente contará com os quatro processos do gerenciamento de recursos humanos.
Nessa etapa, é preciso identificar e documentar quais serão as funções estabelecidas, a responsabilidade de cada um deles e qual será o nível hierárquico a ser respeitado. É necessário, ainda, criar o plano de gerenciamento do pessoal do projeto.
É necessário obter os recursos humanos que serão necessários para o início, desenvolvimento e finalização do projeto. Deve-se ressaltar que a escolha dos profissionais deve requerer uma atenção dobrada, pois qualquer decisão inadequada poderá prejudicar o andamento do trabalho. O gerente deve garantir que a equipe seja competente, unida, comprometida e disposta a atingir todos os objetivos. Para isso, é preciso escolher o profissional adequado.
Na etapa de desenvolvimento da equipe do projeto, o gerente possibilita a melhoria de competências dos colaboradores e promove a interação entre os membros da equipe. Os colaboradores devem entender cada etapa, conseguindo enxergar de uma forma macro.
Por fim, o gerente deve acompanhar o desempenho de cada membro da equipe, obter feedbacks, solucionar problemas e saber coordenar mudanças que podem ser fundamentais para o melhor desempenho, inclusive se incluir a expansão da equipe.
Você pode se interessar em ler:
Com o gerenciamento de qualidade efetivo, é possível atender todas as necessidades do cliente e garantir sua satisfação e fidelização [...]
O gerenciamento de aquisições do projeto, uma área de suma importância para a empresa, administra compras e aquisições de produtos, serviços ou resultados [...]
Os processos diários utilizados no gerenciamento de integração do projeto de software visam garantir que todas as partes do projeto funcionarão juntas [...]
REUNIMOS NESSE E-BOOK A ESTRATÉGIA UTILIZADA PELOS MAIORES GESTORES DE FROTA