Mais uma vez a Sialog Software Solutions foi destaque na revista LogWeb, desta vez em matéria sobre a automação da logística e no guia de empresas. Em sua edição nº 175 (correspondente ao mês de novembro), o periódico realizou um debate entre profissionais da área de tecnologia e logística sobre os desafios de automatizar os processos de uma empresa, principalmente quando os empresários ainda são resistentes às mudanças.
Para João Paulo Boaretto, coordenador técnico de produtos da Sialog, essa resistência muitas vezes é motivada pelo receio de investir e não obter o retorno esperado, e medo pelo “novo”, ainda mais quando isso afeta operações, administração e até comportamento dos setores da empresa.
Uma forma de garantir a confiança do cliente e mostrar que a mudança só trará benefícios, é apresentar cases de sucessos, sanar dúvidas (por mais simples que sejam) e até apresentar simulações de como seria a utilização do software.
Segue trechos na íntegra da participação da Sialog na edição da LogWeb.
João Paulo Boaretto, coordenador técnico de produtos da Sialog Software Solutions, também diz que muitas empresas ainda ficam temerosas quando o assunto é automação de seus processos por dois motivos: medo de o investimento não ter o retorno esperado e medo pelo “novo”. Tudo que vai ocasionar uma mudança operacional, administrativa e até comportamental gera resistência do empresário, que muitas vezes pensa que “em time que está ganhando, não se mexe”.
Conciliado a essa mudança – ainda segundo Boaretto –, está o receio de um “alto” investimento em algo que eles desconhecem. Embora haja cases que apontem o sucesso e os benefícios, os empresários ainda temem perda de dinheiro e insatisfação.
“Uma alternativa para tranquilizar os empresários em relação à automação, que na maioria das vezes é necessária para otimizar os serviços da empresa, é indicar outras companhias que utilizam aquele serviço e que possam falar, com sinceridade, sobre os benefícios que foram adquiridos após a implantação.
Outra forma de tranquilizar o cliente é sanando todas suas dúvidas, por mais simples que elas possam parecer, e apresentar simulações de como a solução será utilizada no dia a dia. Treinar os colaboradores de confiança da empresa para lidar com a solução também é uma opção para o empresário se sentir ‘seguro’ e entender que a automação age apenas em benefício da empresa e dos colaboradores”, aconselha o coordenador técnico de produtos da Sialog. (Pg 46)
A Sialog Software Solutions oferece várias soluções em termos de TI para logística. Como o Sialog Cargo (TMS Transportador) que gerencia todas as operações do transporte.
“Por meio de módulos, é possível administrar e controlar os processos de emissão de documentos fiscais, compras, movimentação e integração bancária, emissão de boletos, fatura, fluxo de caixa, expedição, controle de terceiros, comissionamento, frete, ocorrências, avaliação da equipe de motoristas, status da mercadoria, entregas, SAC, entre outros”, diz João Paulo Boaretto, coordenador técnico de produtos da empresa.
Outra solução é o Sialog Entregas (Mobile) que, instalado no celular ou tablet, permite acompanhar toda a viagem do transportador, recebendo informações em tempo real de eventos e ocorrências.
“É possível identificar em tempo real a localização do veículo (por meio de GPS do equipamento) e trajeto da próxima entrega, enviar imagens, buscar rotas mais rápidas e com menor custo e assinatura eletrônica, além de integrar a solução com os sistemas ERP, TMS e WMS. O gestor, ainda, é notificado de atrasos e gargalos na operação logística, podendo analisar o histórico dos veículos e motoristas”, diz Boaretto.
Por sua vez, com o Sialog Frete (TMS Embarcador), a empresa que utiliza o serviço de transporte de terceiros pode planejar, contratar e monitorar os serviços de frete e gerenciamento de transporte, realizar cotação de frete, obter redução de custos com cobranças irregulares por parte do transportador, obter uma melhor análise dos custos de cada operação, e, consequentemente, obter grande ganho na qualidade e prazos do transporte da mercadoria. O sistema realiza, ainda, pedido e sugestão de embarque, o próprio embarque, auditoria operacional e fiscal, desempenho das transportadoras, pré-fatura e simulação de frete.
“Um software de gerenciamento de frota, como o Sialog Frota, visa otimizar o trabalho desenvolvido por empresas transportadoras ou das que possuem frota própria por meio do gerenciamento de gastos com pneus e combustíveis até peças de reposição, manutenção (corretiva, preditiva e preventiva), multas, impostos, almoxarifado (entrada e saída de estoque) e EPIs (utilizados pela frota e colaboradores).
Além disso, o software indica marcas, tipos e modelos adequados de peças para cada veículo, equipamentos para atender necessidades de acordo com o histórico de manutenção, consumos e gastos, entre outros”, explica o coordenador técnico de produtos.
Finalizando, Boaretto cita o Sialog Emissor, que abrange a emissão de documentos fiscais como CT-e e MDF-e, além de Carta de Correção, Cancelamento, auditoria fiscal, entre outros. Ambos atendem à legislação, tributação e regras fiscais previstas pela Fazenda e são facilmente integráveis a sistemas ERP e TMS. (Pg 56)
Você pode se interessar em ler:
Há alguns critérios que devem ser analisados ao adquirir um software de gestão de frota, como rapidez, segurança e fácil integração [...]
Além de gerenciar todas as operações da frota com os módulos operacional, administrativo e fiscal, o TMS contribui para maior qualidade e produtividade [...]
O emissor CT-e gratuito não terá atualização para a versão 3.0 e será descontinuado. Confira as dicas para adquirir e avaliar o produto certo para a empresa [...]
REUNIMOS NESSE E-BOOK A ESTRATÉGIA UTILIZADA PELOS MAIORES GESTORES DE FROTA