equipe-sialog-adere-campanha-outubro-rosa

Equipe SIALOG Adere à Campanha Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa visa conscientizar e prevenir o câncer de mama e de colo do útero

 

A empresa Sialog também aderiu à campanha Outubro Rosa, movimento que fortalece ações de conscientização e prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, a data foi idealizada na década de 1990 nos Estados Unidos e é celebrada todos os anos com objetivo de “compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade”.

 

Só em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama, equivalente a 25% de casos de câncer em geral. É um dos tipos que mais atingem as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Quanto mais precoce é a sua identificação, mais chances de cura.

 

Fatores de risco

 

Embora a idade ainda seja um dos maiores fatores de riscos (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos), há outros pontos que podem influenciar no desenvolvimento da doença, entre eles:

 

* Obesidade e sobrepeso após a menopausa;

* Sedentarismo (não fazer exercícios);

* Consumo de bebida alcoólica;

* Exposição frequente a radiações ionizantes (raios-x).

* Primeira menstruação antes de 12 anos;

* Não ter tido filhos;

* Primeira gravidez após os 30 anos;

* Não ter amamentado;

* Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;

* Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona);

* Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos;

* História familiar de câncer de ovário;

* Casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos;

* História familiar de câncer de mama em homens;

* Alteração genética, especialmente nos genes brca1 e brca2.

 

Vale ressaltar que o câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença. Homens também podem ter câncer de mama, mas somente 1% do total de casos é diagnosticado em homens.

 

Prevenção

 

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

 

* Praticar atividade física regularmente;

* Alimentar-se de forma saudável;

* Manter o peso corporal adequado;

* Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

* Amamentar.

 

Sinais e sintomas

 

Outro objetivo da campanha é estimular as mulheres a conhecerem seus corpos ao ponto de notarem algo diferente nele. O auto-exame, por exemplo, pode identificar nódulos ou alterações na mama.

 

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

 

* Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;

* Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

* Alterações no bico do peito (mamilo);

* Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;

* Saída espontânea de líquido dos mamilos.

 

Vale ressaltar que as mulheres devem procurar o posto de saúde mais próximo para realizar a avaliação diagnóstica, ofertada gratuitamente pelo SUS. No entanto, tais alterações podem não indicar câncer de mama.

 

Mamografia

 

A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Quando detectado nas fases iniciais, aumentam-se as chances de tratamento e também de cura.

 

É indicado que mulheres de 50 a 69 anos realizem uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode identificar alterações suspeitas que muitas vezes passam despercebidas no dia a dia.

 

A avaliação antes dos 35 anos deve ocorrer apenas em casos específicos. Mulheres com risco elevado de desenvolver a doença devem conversar com seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada.

 

Outro tipo de mamografia realizada para detecção é a diagnóstica, indicada especificamente por um médico, quando há a necessidade de investigar lesões suspeitas da mama. Ela pode ser solicitada em qualquer idade, mas mesmo assim, geralmente não é solicitada em mulheres jovens, pois nessa idade as mamas são mais densas e o exame apresenta muitos resultados incorretos.

 

O Outubro Rosa busca informar as mulheres com dados como estes por exemplo, para que saibam se prevenir e identificar casos precocemente.

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Aprenda a criar um plano de manutenção e para de perder dinheiro com sua frota
Gratuito

Você pode se interessar em ler:

Como escolher um software de gestão de frota

Há alguns critérios que devem ser analisados ao adquirir um software de gestão de frota, como rapidez, segurança e fácil integração [...]

Controle de Frota: Quanto Custa Cada Veículo?

Você sabia que a maior parte das empresas jogam for milhares de reais todos os meses? Infelizmente, isso é algo que acontece por não ter um controle de frota eficiente. [...]

Gestão de Frota Para Vencer o Desperdício

Existem diversos fatores que geram custo para qualquer empresa ou indústria, e um dos mais alarmantes é a logística, principalmente quando esta é realizada através [...]

E-book manutenção de frota

COMO MONTAR UM PLANO DE MANUTENÇÃO DE FROTA

REUNIMOS NESSE E-BOOK A ESTRATÉGIA UTILIZADA PELOS MAIORES GESTORES DE FROTA