O título deste artigo faz jus ao questionamento de muitos gestores de empresas ou transportadoras. Habituados a utilizarem planilhas para fazer o controle de seus caminhões, muitos desconfiam dos reais benefícios de trocar aquele método tão familiar por um software de gestão de frota.
A planilha pode auxiliar em deixar tudo “organizado”, mas podemos afirmar que os benefícios do software são muito mais abrangentes. Ele oferece métodos de economia em manutenção, combustível, pneus, almoxarifado e DPIs, agilidade na integração dos sistemas, melhor comunicação entre setores e, claro, redução de prejuízos de desvios ou práticas incorretas.
Muitos, no entanto, dirão que esse ano requer cautela em novos investimentos e que preferem esperar. Mas, será que essa é a melhor decisão a se tomar em um ano em que a qualidade do serviço é o diferencial no mercado competitivo? Que atrasos, gargalos, custos desnecessários e problemas podem acarretar na perda de um cliente?
Para te ajudar a refletir sobre o assunto, apontaremos os maiores benefícios de utilizar um software de gestão de frota.
Diferente da planilha, o software centraliza todas as informações dos diferentes setores e usuários no mesmo banco de dados, eliminando risco de perder dados importantes, esforço em levantar diferentes informações, retrabalhos e etc. Além disso, a automatização de processos diminui as ações humanas e desta forma elimina possíveis falhas ou até mesmo ações mal intencionadas.
Um dos custos invisíveis das planilhas é o gasto com retrabalho inserindo as mesmas informações para os mais diversos setores, já software trabalha de maneira inteligente, automatizando processos, inibindo erros por falta de informação, garantindo uma agilidade na gestão de frota da empresa.
O software proporciona ao gestor de frota uma análise geral de toda empresa em um único lugar, gerando relatórios dinâmicos e intuitivos, além de proporcionar maior base de dados para elaborar as melhores estratégias.
O software possibilita criar usuários com diferentes tipos de permissões, além de poder fiscalizar quem alterou e em qual momento ocorreu as alterações. Diferente das planilhas, o software não pode ser excluído e pode ser integrado com demais sistemas.
Se considerarmos uma empresa que possui no mínimo 15 caminhões, ela pode economizar quase R$ 70 mil por ano em combustível! Isso porque o software auxilia a controlar desperdícios que podem ocorrer no abastecimento, por parte do motorista na estrada (alta velocidade, por exemplo) ou falhas mecânicas no veículo.
Outra forma de economizar é fazendo a gestão devida dos pneus. O software notifica sobre a necessidade de realizar rodízio ou troca nos pneus, avalia a melhor marca e modelo para cada operação, o custo por quilômetro rodado, veículo, trajeto e motorista, mostra a movimentação no eixo virtual do veículo e permite a rastreabilidade dos pneus, exibindo seu histórico e inibindo extravios ou ações mal intencionadas.
Com as manutenções, o software faz a mesma gestão, poupando itens mecânicos, tempo e dinheiro. Já imaginou um caminhão quebrar de última hora, não ter peça de reposição e atrasar a entrega? Não, não é?
O sistema atinge diretamente os fatores que causam desperdício de tempo e dinheiro na empresa. Por conta disso, apresenta resultados em curto prazo, permitindo até mesmo o retorno do investimento inicial.
Somos referência em softwares de gestão de frota. Entre em contato conosco pelo chat do site, pelo e-mail comercial@sialog.com.br ou telefone (14) 3042-1852.
Se preferir, entramos em contato com você!
Há alguns critérios que devem ser analisados ao adquirir um software de gestão de frota, como rapidez, segurança e fácil integração [...]
Você sabia que a maior parte das empresas jogam for milhares de reais todos os meses? Infelizmente, isso é algo que acontece por não ter um controle de frota eficiente. [...]
Existem diversos fatores que geram custo para qualquer empresa ou indústria, e um dos mais alarmantes é a logística, principalmente quando esta é realizada através [...]
REUNIMOS NESSE E-BOOK A ESTRATÉGIA UTILIZADA PELOS MAIORES GESTORES DE FROTA