Escrevemos há alguns dias dicas de como diminuir o custo com pneus, e devido à grande aceitação de nossos clientes e a ajuda que o material proporcionou , decidimos nos direcionar para outro problema: a gestão de combustível.
Variável de maior custo para o transporte rodoviário, segundo alguns especialistas, o valor pode representar até 60% dos custos totais de uma frota. Para piorar, esses números tendem a aumentar por causa dos novos reajustes previstos para o primeiro trimestre de 2016.
Com tamanho custo, economizar no abastecimento pode ser o diferencial entre o lucro e prejuízo de uma empresa, e pensando nisso, conversamos com nossa equipe de consultores de gestão de frota e levantamos no meio acadêmico importantes dicas que podem auxiliar a diminuição do custo das operações no dia a dia e uma gestão de combustível eficiente.
* Um dos erros comuns em descidas é a utilização do ponto morto no câmbio (ato conhecido como “banguela”), com a finalidade de poupar o combustível, mas essa falsa ideia acarreta aumento no combustível, pois o veículo se movimenta em marcha pesada consumindo mais do que necessário para o trajeto. Além disso, é ilegal, perigoso e acarreta danos no veículo.
* Durante subidas prolongadas, é recomendado manter uma marcha adequada para a velocidade· do veículo, sendo importante se atentar para que o giro fique no centro da faixa verde, possibilitando uma melhor facilidade para outros veículos ultrapassarem e, com isso, também uma redução no consumo de combustível em até 30%.
* Outro tópico importante é a troca de marcha, pois sua má utilização afeta na rentabilidade do motor, fazendo-o consumir muito mais combustível do que necessário. Para melhorar a utilização, é interessante verificar no manual de cada modelo e marcar a velocidade correta para mudança.
* Respeitar a distância de frenagem pode parecer sem impacto para muitos motoristas, mas sua utilização evita diversas desacelerações ou frenagens desnecessárias. Consequentemente, consome menos combustível.
* A velocidade ideal, para a maioria dos caminhões, para obter a melhor milhagem pode ser 85 km/h, mas a maioria dos motoristas vai muito mais rápido do que isso. A redução da velocidade média de um caminhão de 70 quilômetros por hora para apenas 65 pode se traduzir em uma redução no consumo de combustível de 6%. Se a redução for de mais 5 quilômetros por hora (a 60 km/h), o resultado é mais 7,5% de economia em sua gestão de combustível, sem contar que caminhão na estrada é propaganda para empresa e suas infrações podem atrapalhar o contato com potenciais clientes.
* Realize um levantamento de suas rotas, possibilidades de congestionamentos, número de acidentes nesses trechos, ou até mesmo se não há um percurso melhor.
* Não trafegue com pesos desnecessários ou acima do recomendado, alguns estudos apontam que 40 kg a mais do recomendado acarreta em 2% de aumento no consumo de combustível.
* Mantenha os pneus sempre calibrados, pneus murchos afetam o desempenho do motor e ocasiona aumento de 20% a 30% do combustível.
* Troque as velas no período correto conforme a orientação das montadoras e realize manutenções periódicas para verificar seu bom funcionamento, pois velas danificadas queimam o combustível de forma irregular, podendo aumentar de forma considerável a quantidade a ser injetada no motor.
* Utilize o ar-condicionado de forma consciente quando estiver parado ou em temperatura amena, pois ele pode aumentar, em média, 20% o consumo do veículo. Em caso de pista, dê preferência à sua utilização, já que janelas abertas diminuem a aerodinâmica do veículo e aumenta a resistência do ar, gerando um aumento de gasto com o combustível.
* Mantenha os filtros de ar e combustível em dia, pois em caso de entupimentos, eles interferem na mistura de ar e combustível na câmara de combustão, o que faz o veículo gastar mais.
* De forma geral, mantenha a manutenção do seu veículo em dia, pois existem diversas variáveis que podem aumentar o gasto com combustível.
* Motoristas precisam ser ensinados e lembrados de dirigir de forma consciente. Se você educa e lembra seus condutores de conduzir de forma mais eficiente, certamente economizará mais do que esperado.
* Informe a todos sobre novidades referentes às novas tecnologias e sua melhor utilização;
* Realize cursos, palestrar e outros eventos educativos e envolva a todos, sua equipe se tornará mais aberta às mudanças;
* Estipule metas de economia e crie premiações para os melhores motoristas ou equipes, isso estimulará a sua equipe até virar uma cultura.
* Temos em nosso portfólio um dos mais renomados softwares para controle de frotas do mercado. A solução vem com a inteligência embarcada, que permite avaliar todos os tópicos mencionados acima para sua melhor aplicação, garantindo uma gestão de combustível completa.
* Com módulo específico para combustível, o SIALOG FROTA permite saber de forma automática quanto está custando cada litro de combustível por km rodado, motorista, veículo, percurso e fornecedores. Além disso, informa a necessidade da realização de manutenção no período correto, como a trocas dos filtros, calibragem dos pneus e muito mais.
Entender as variáveis que compõem seus gastos com a frota é de alta importância para qualquer gestor e pode evitar que milhares de reais sejam jogados fora [...]
O interesse de qualquer um que busque o aperfeiçoamento da frota de veículos é garantir um bom funcionamento mantendo controle dos gastos. [...]
Antes de detalhar o Controle de Frota é preciso entender o básico sobre o processo que envolve o gerenciamento de ativos como custos, cumprimento de prazos [...]
REUNIMOS NESSE E-BOOK A ESTRATÉGIA UTILIZADA PELOS MAIORES GESTORES DE FROTA