banner-5-acoes-para-nao-perder-clientes

5 Ações Para sua Transportadora não Perder Clientes

Para evitar que o cliente seja “conquistado” pela transportadora concorrente, nada melhor que ética, gestão dos negócios e muito trabalho

 

Quando a empresa está passando por um momento difícil, com a carteira de clientes cada vez mais vazia, os gestores de transportadoras se perguntam: o que motivou a perda dos clientes?

 

Na verdade, o certo é cogitar essa possibilidade antes mesmo de acontecer e tomar as medidas necessárias para aproximar ainda mais o cliente e fidelizá-lo.

 

Sabemos como é o comportamento do cliente: ele dá anúncios, mesmo sutis, de sua possível insatisfação. Ora, faz algum comentário para a atendente ou até mesmo para o motorista. Quando não tem problema solucionado, conversa com o responsável. Se o problema persiste, dificilmente ele insistirá na conversa. Procurará outro meio de transportar sua mercadoria.

 

Você quer evitar esse tipo de problema? Nós da Sialog separamos cinco ações que podem fazer toda a diferença na hora de reter os clientes na carteira da empresa.

 

1 – Seja sincero, por mais que doa

 

Prazos irreais, benefícios inexistentes, valores que beiram o prejuízo, mercadorias “em trânsito” (sendo que foram avariadas). Não adianta utilizar desses artifícios para manter ou conquistar um cliente.

 

No dia a dia da profissão, muitos acabam sucumbindo à “mentirinha do bem”, mas é sempre indicado ser sincero, pois clientes ficam muito mais decepcionados quando são enganados. A sinceridade pode fazê-lo perder o frete naquele momento, mas não o cliente ou possibilidades futuras. A porta estará sempre aberta.

 

2 – Não trate o cliente como apenas um número

 

Infelizmente esse é um erro muito comum. Pelo fato de os resultados da empresa serem demonstrados em relatórios e números, e pelos processos internos serem todos automatizados, os colaboradores esquecem que as pessoas que utilizam o serviço não representam apenas “dinheiro no fim do mês”.

 

Os clientes são pessoas que tem seus dias ruins e bons, gostam de ser chamadas pelo nome, muitas vezes gostam de pedir opinião sobre determinado assunto, gostam de ser bem tratadas e perceber que possui com a empresa não apenas um laço empresarial, e sim de amizade e confiança.

 

3 – Não prometa o que não está a seu alcance ou não depende de você.

 

Vamos fazer deste item um mantra? “Nunca prometa o que você não vai cumprir”! Se o caminhão não conseguirá entregar a mercadoria às 14h30, não prometa. Se não conseguirá coletar a mercadoria naquele dia e entregar no outro, não prometa. Sabe aquele desconto impossível que você disse que daria um jeitinho com o gerente, sem ele mesmo saber? Não também!

 

Ninguém se esquece de uma promessa quebrada, então, já sabe.

 

4 – Estipule preço justo ao serviço oferecido

 

Para o cliente ser fiel a um serviço, não necessariamente levará em conta a empresa que oferece o serviço mais barato. Empresas que levam em consideração apenas o valor por centavos do transporte tendem a se arrepender, pois há muitos fatores que devem ser avaliados: o transportador possui licenças para transporte? E seguro, caso haja algum sinistro ou avaria? É seguro transportar a mercadoria por esse lugar?

 

Por isso, se sua transportadora possui todos os requisitos e estrutura para oferecer serviços de qualidade e dentro do prazo, não hesite em valorizá-la e estipular preço justo. Os clientes cientes de seu diferencial estarão dispostos a pagar por um transporte ágil e bem feito.

 

5 – Gerencie a operação

 

Como já abordamos nesta publicação aqui, a gestão da transportadora é de suma importância para que as filiais e os setores se comuniquem adequadamente, evitando informações erradas, posicionamentos incorretos, falhas e prejuízos ao cliente e à transportadora. Por isso, para oferecer um serviço de qualidade e não perder seu bem mais precioso para a concorrência, tenha em mente: em empresa organizada, cliente sai satisfeito.

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Aprenda a criar um plano de manutenção e para de perder dinheiro com sua frota
Gratuito

Você pode se interessar em ler:

Como escolher um software de gestão de frota

Há alguns critérios que devem ser analisados ao adquirir um software de gestão de frota, como rapidez, segurança e fácil integração [...]

Controle de Frota: Quanto Custa Cada Veículo?

Você sabia que a maior parte das empresas jogam for milhares de reais todos os meses? Infelizmente, isso é algo que acontece por não ter um controle de frota eficiente. [...]

Gestão de Frota Para Vencer o Desperdício

Existem diversos fatores que geram custo para qualquer empresa ou indústria, e um dos mais alarmantes é a logística, principalmente quando esta é realizada através [...]

E-book manutenção de frota

COMO MONTAR UM PLANO DE MANUTENÇÃO DE FROTA

REUNIMOS NESSE E-BOOK A ESTRATÉGIA UTILIZADA PELOS MAIORES GESTORES DE FROTA